Estampas de azulejos portugueses - São Luís - Cidade dos azulejos - Pensando Estilo
Estampas de azulejos portugueses – São Luís – Cidade dos azulejos
21/07/2013

Uma tendência que vem desde 2011 mas está forte agora é a estampa de azulejos portugueses. Começou a ganhar força principalmente depois que surgiu nas passarelas de Valentino e Roberto Cavalli uma estamparia semelhante, inspirada em porcelanas, e aos poucos foi ganhando as ruas, primeiro no exterior e depois conquistando o Brasil. 

 

Assim que vi já amei e fiquei pensando: a cara de São Luís, pois nossa cidade é “a cidade dos azulejos”, um dos muitos títulos de nossa maltratada, mais insistentemente linda, cidade querida. 

Os azulejos portugueses fazem parte de nossa história de forma reconhecida mundialmente, um dos fatores pelos quais São Luís é Patrimônio Histórico da Humanidade, tombado desde 1997, pois abriga o maior acervo arquitetônico colonial português no Brasil. Trazidos para cá no final do século XVIII para revestir os casarões e amenizar os efeitos do calor e da umidade à beira-mar, os azulejos deram charme e autenticidade únicos à nossa cidade. A experiência foi tão bem sucedida que foi exportada à sua origem, Portugal, e lá muito utilizada, principalmente em Porto e Lisboa, após um terremoto que devastou estas cidades em 1755. 

 

Diante dessa intrínseca relação entre São Luís e a azulejaria portuguesa, seria maravilhoso ver uma coleção com inspiração nos azulejos daqui. Então qual não foi minha alegria quando recebi a informação aqui no blog, através da proprietária da loja Showroomslz, que há uma grife cearence que fez uma coleção denominada “azulejos”, inspirada na nossa cidade e fotografada aqui e em Alcântara. Mas isto vocês verão no post de amanhã.

Algumas lindezas dessa trend:
1368121013-532x354
2
Estampa de azulejos na coleção verão 2012 da Cantão
Ano passado, a grife Jorge Bischoff veio à São Luís especialmente para o lançamento de sua mini-coleção de acessórios com estampas de azulejos inspirada em nossa cidade. Se eu fosse blogueira na época com certeza teria dado muito destaque a essa iniciativa. Aqui no pensandoestilo tudo relacionado à nossa cultura será sempre motivo de muito orgulho!
São Luís é riquíssima culturalmente, uma fonte de inspiração para todo tipo de arte.
Na decoração, essa estamparia é sucesso também, mas fica esse assunto para outro post. :***